Graduação EAD

Universidade À Distância: Universidades Públicas E Privadas

Posted In: Graduação EAD

No começo a universidade à distância não era algo bem visto e somente eram oferecidos cursos de graduação EAD nas universidades privadas, algumas inclusive de qualidade bastante duvidosa.

Com o avanço dos processos tecnológicos e a valorização do aprendizado com ferramentas que incentivam que este processo ocorra de forma em que o aluno possa ir desenvolvendo seu aprendizado sozinho, mas ao mesmo tempo tenha suporte quando necessite a oferta de universidades com educação à distância foi se estendendo.

Existe também a possibilidade fazer cursos semipresenciais, onde as disciplinas mais complexas são lecionadas em sala de aula e as demais à distância.

Para que possamos entender melhor este assunto e quem ainda tem dúvida se pode confiar em uma universidade à distância nós vamos debater neste texto sobre:

  • O que é a graduação EAD?;
  • As universidades privadas na educação à distância;
  • Universidades públicas com cursos on-line;
  • Outras possibilidades na educação à distância.

O Que É A Graduação EAD?

A sigla de graduação EAD significa ensino à distância e o suporte do curso é feito por vídeo aulas acompanhadas de materiais para leitura, o aluno ainda tem um tutor que pode acionar através do aplicativo ou web site da  universidade, normalmente são plataformas que criam ambientes de aprendizagem.

Dentro destas plataformas de educação à distância, também há:

  • fóruns entre alunos;
  • espaços para up-loads de trabalhos;
  • pequenas avaliações;
  • downloads de materiais;
  • links de bibliotecas on-line.

Se o aluno consegue ir fazendo todas as atividades sem ajuda do tutor de seu curso na universidade à distância ele só terá que ir até um polo para fazer suas provas.

Os polos são lugares designados pelas universidades, algumas vezes dentro da própria universidade, outras vezes em um centro de educação à distância, onde o aluno vai quando quer falar com seu tutor, para resolver problemas tanto acadêmicos quanto financeiros e para realizar suas provas.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer um curso EAD, saiba aqui.

Graduação EAD

As Universidades Privadas Na Educação À Distância

Como comentei as universidades privadas foram as que iniciaram as ofertas de cursos de graduação EAD, mas as universidades que são mais bem avaliadas ainda não oferecem muitas possibilidades de cursos à distância.

Das universidades com padrão médio no ENAD houve maior adesão, a avaliação do Ministério da Educação que verifica o nível de aprendizagem dos alunos que se formaram no ano anterior, estou considerando as que têm média de nota 3 e 4, em uma escala de 0 a 5.

Para que você possa avaliar se vale a pena investir em um curso em determinada universidade você pode buscar no site do ENAD por carreira e universidade, aqui você pode acessar o ranking.

Nesta escala do ranking que eu citei está a Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo com vários de seus cursos, mas universidades com as PUCs de todo o país ainda apresentam bastante resistência em ofertar os cursos à distância principalmente na graduação.

As únicas sedes da Universidade Católica com cursos à distância são

As demais universidades oferecem cursos de extensão, disciplinas avulsas e algumas cursos de pós-graduação. Você pode acessar a oferta de cursos destas universidades clicando sobre o nome de cada uma delas.

Se você quer uma universidade conceituada mas não dispõe de tempo para aulas, mas ao mesmo tempo pode viajar para fazer as provas vale a pena dar uma olhada nos cursos da PUC à distância.

Curso EaD: confira algumas das opções em alta no mercado: https://vaidebolsa.com.br/curso-ead-opcoes-em-alta-no-mercado/

Universidades Públicas Com Cursos On-Line

Nas universidades públicas também não houve adesão massiva de todas as faculdades, as faculdades são os setores das universidades, por exemplo, na Universidade de São Paulo, a famosa USP, tem a FFLHC que é a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, mas ela pertence a USP, assim como a Faculdade de Medicina.

Bom, mas como estava comentando com vocês a prioridade nas universidades públicas está nos cursos das áreas de ciências humanas, como geografia, história, letras dentre outros e os de tecnologia que são os voltados para programação, desenvolvimento de softwares e gestão de projetos.

Na área administrativa em que as universidades privadas já oferecem vários cursos, nas públicas a única opção costuma ser administração pública e mesmo assim não são todas as universidades públicas que oferecem.

O número de cursos varia muito em cada universidade. Voltando ao exemplo da USP, eles oferecem apenas um curso, mas várias universidades federais do Nordeste têm mais de dez cursos de graduação EAD cada.

Aqui deixo uma tabela com a oferta de todos os cursos de graduação à distância oferecidos, vale também a dica das boas universidades públicas, se a universidade não está na sua cidade é bom avaliar se não vale a pena o deslocamento para ter o diploma de uma universidade pública.

Graduação EAD

Outras Possibilidades Na Educação À Distância

As possibilidades de cursos na educação à distância não se esgotam na graduação EAD, para quem quiser acessar aqui, temos um texto sobre a educação à distância que envolve o ensino médio, graduação e pós-graduação, além disto as universidades oferecem muitos cursos livres em suas plataformas de educação à distância.

    Add Comment